Páginas

domingo, julho 17

Mamografia

mamografia
A mamografia é uma radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer e é capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros). Pode descobrir alguns tipos de cânceres antes de você ou até mesmo antes de seu médico poder sentir um nódulo. Eles podem ajudar a determinar quais nódulos são cancerosos e quais são benignos.

É realizada em um aparelho de raios-X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Estudos sobre a efetividade da mamografia sempre utilizam o exame clínico como exame adicional, o que torna difícil distinguir a sensibilidade do método como estratégia isolada de rastreamento.

A sensibilidade varia de 46% a 88% e depende de fatores tais como: tamanho e localização da lesão, densidade do tecido mamário (mulheres mais jovens apresentam mamas mais densas), qualidade dos recursos técnicos e habilidade de interpretação do radiologista. A especificidade varia entre 82%, e 99% e é igualmente dependente da qualidade do exame.

A Sociedade Americana de Câncer recomenda que se você possuir entre 35 e 39 anos, deve realizar um mamograma básico de prevenção. A partir dos 40 anos de idade, deve realizar uma mamografia a cada 2 anos. E se e você possuir 50 anos ou mais, deve realizar mamografia a cada ano. E ainda, se possuir risco de câncer de mama, mais cedo e mais freqüente o mamograma é recomendado. Seu médico deverá fazer um exame de mama todo ano.

radiografia da mama
 Os resultados de ensaios clínicos randomizados que comparam a mortalidade em mulheres convidadas para rastreamento mamográfico com mulheres não submetidas a nenhuma intervenção são favoráveis ao uso da mamografia como método de detecção precoce capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama. As conclusões de estudos de meta-análise demonstram que os benefícios do uso da mamografia se referem, principalmente, a cerca de 30% de diminuição da mortalidade em mulheres acima dos 50 anos, depois de sete a nove anos de implementação de ações organizadas de rastreamento.

Procure um médico se perceber qualquer mudança em suas mamas no auto-exame, especialmente se encontrar um nódulo ou se tiver alguma dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário