![]() |
Auto-Exame da Mama |
Procedimento para se fazer o auto-exame da mama:
1-De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e veja se são iguais
2-Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura
3-Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços
4-Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na auréola observando se sai algum líquido
5-Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção à mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha
6-Deitada na cama coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita
7-Repita todo o processo na mama esquerda
Todas as mulheres após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família) devem realizar o auto exame da mama uma vês por mês, para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
O INCA(Instituto Nacional de Câncer) não estimula o auto-exame das mamas como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
As evidências científicas sugerem que o auto-exame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, o auto-exame das mamas traz consigo conseqüências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativo e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde qualificado para essa atividade.
Adorei o post! Vou compartilhã-lo no meu blog, dando os créditos, é claro!
ResponderExcluirAbraço
Olá, meu nome é Renata. Recentemente criei um blog para divulgar o livro-diário escrito por uma amiga, vítima do câncer de mama. No blog, falamos um pouquinho sobre a doença, alimentação e outros assuntos relacionados ao tema. Tomei a liberdade de compartilhar este conteúdo, citando a fonte mas se houver algum problema, basta de informar que eu removo imediatamente. Obrigada. Renata
ResponderExcluirDeixo o link do blog: http://odespertardaguerreira.blogspot.com.br/